Botswana Mozambique South Africa Zimbabwe Sobre Como Usar Glossário Documentos Imagens Mapas Google Earth go
Favor fornecer feedback! Clique para detalhes
Home The River Basin People and the River Governance Resource Management
A Bacia do Rio
 Introdução
Geografia
Clima e Tempo
Hidrologia
 Princípios da Hidrologia
 Ciclo Hidrológico
 Água Superficial
 Cursos de Água e Rios
 Lagos e Reservatórios
 Cheias
 Água Subterrânea
 Interacções ASF/AST
 Balanço Hídrico
 Hidrologia da Bacia
 Água Superficial
 Água Subterrânea
 SADC Projectos de Mapeamento Hidrogeólogico
 Interacções
 Cheias
 Balanço Hídrico
 Hidrologia da África Austral
Qualidade da Água
Ecologia e Biodiversidade
Resumos das Sub-Bacias
 Referências

 



Feedback

send a comment

Feedback

 

Hidrologia  

Hidrologia é o estudo científico da água, procurando explicar a equação do balanço hídrico em termos de tempo e espaço, avaliando o impacto de processos físicos e químicos e o seu papel nos ecossistemas.

O Kit de Sensibilização sobre o Rio Limpopo aborda a hidrologia a partir de uma perspectiva holística, incluindo a água superficial, as águas subterrâneas e as interacções entre as duas.

Sumário do Capítulo

Este capítulo cobre os seguintes conceitos e matérias:

A vida na Terra é sustentada pela água, a qual está disponível para as plantas, animais e outros organismos em três estados: sólido, líquido e gasoso (vapor de água). O movimento contínuo da água na superfície da terra debaixo da superfície da terra e entre a terra e a atmosfera é conhecido como o ciclo da água ou o ciclo hidrológico. Somente uma pequena fracção da água no ciclo hidrológico é agua potável disponível. A água potável é, portanto, um recurso precioso que requer gestão cuidadosa e protecção.

Dentro do ciclo hidrológico, os rios formam a ponte entre a chuva, o derretimento da neve sobre a Terra e corpos de água tais como lagos, pântanos e o mar. O ritmo, a extensão e a trajectória do movimento da água são essenciais ao conjunto de seres vivos de um ecossistema (biota),incluindo os seres humanos que dependem de fontes específicas de água. Este capítulo descreve o processo e as características ambientais relacionadas com o movimento da água através da paisagemdentro da bacia hidrográfica.

Tipicamente, os sistemas fluviais incluem toda a extensão do canal principal (da cabeceira do rio até ao mar) e os pântanos associados(planícies de inundação, lagos, lagoas, estuários e deltas). As excepções são os rios com foz interior (sem saída para o mar) como o Okavango. Estes componentes do sistema fluvial e da paisagem circundante que ele drena (a sua bacia hidrográfica) estão interligados e são interdependentes. Devido a estas ligações entre os ecossistemas a montante e a jusante, as bacias dos rios constituem uma unidade prática e lógica para examinar e gerir a maioria dos sistemas ambientais (Beekman et al. 2009).

O rio Limpopo, Legodimo Nature Reserve, em Botsuana.
Fonte: DiPerna 2009
( clique para ampliar )

 



Interactive

Explore as sub-bacias do rio Limpopo


Explore as interacções entre os organismos no meio aquático


Examine como o ciclo hidrológico faz a água circular na Terra


Cenas de vídeo filmadas ao longo do rio Limpopo relacionadas com o tema A Bacia do Rio