As mudanças climáticas prevêm o aumento na ocorrência de eventos catastrósficos relacionados coms as condições atmosféricas, com estimativas de aumento na ordem de 3 vezes mais do que para eventos não associados às condições atmosféricas (McMullen and Jabbour 2009).
A informação referida abaixo faz parte do estudo realizado por CESR na Universidade Kassel na Alemanha. O estudo tinha como objectivo desenvolver um modelo e avaliar o impacto das mudanças climáticas na disponibilidade de água versos o aumento populacional (aumento da demanda de água). A equipa que desenvolveu o modelo procedeu a uma avaliaçãoda situação actual, baseada em dados históricos no período de 1961-1995, e analisaram ainda o periodo 2055 a 2075.
A avaliação inclui a seguinte análise:
-
Disponibilidade de água (km³/a) – potencial de disponibilidade média de água na bacia a longo prazo, calculada tendo em consideração o cenário de um clima normal para o período de 1961-1990, e os cenários do IPCC SRES A2 para o período 2055-2075. Para o efeito, fez-se a combinação entre o escoamento de água superficial e a recarga de águas subterrâneas.
-
Demanda total de água (km³/a) – o período entre 1995 e os futuros consumos de água no futuro para os sectores doméstico, industrial, de irrigação e pecuária. Os requesitos de água para a irrigação são computurizados, usando clima normal para o período 1961-1990 e os cenários de clima A2 para o periodo 2055-2075.
-
Rácio entre a disponibilidade e demanda de água (%) –a razão entre o consumo total anual de água (abstracção da água superficial e subterranea) e a disponibilidade total anual de água à escala da bacia. Este indicador de stress de água descreve a intensidade da pressão colocada aos recursos hídricos e aos sistemas aquáticos por factores externos de mudança. Quanto maior for o volume de água, usada e devolvida ao rio, maior se deteora ou se esgota e, maior também é o stress hídrico.
A Informação adicional sobre o cenário climático IPCC SRES A2, pode-se encontrar visitando o site UNEP GRID. A equipa CESR fez também a avaliação com aplicação do cenário climático B2, contudo devido a limitação do espaço, mostra-se apenas uma avaliação.
Conforme se pode verificar, a série de dados indica-nos que a disponibilidade de água tende a reduzir com o aumento da demanda de água, resultando na intensificação da escassez da água ao longo do tempo.
Disponibilidade de Água (km³/ano)
 Situação actual. ( clique para ampliar )
|
 2055. ( clique para ampliar )
|
 2075. ( clique para ampliar )
|
Procura Total De Água (km³/ano)
 Situação actual. ( clique para ampliar )
|
 2055. ( clique para ampliar )
|
 2075. ( clique para ampliar )
|
Taxa da Disponibilidade da Água em Relação à Procura (%)
 Situação actual. ( clique para ampliar )
|
 2055. ( clique para ampliar )
|
 2075. ( clique para ampliar )
|